Abstract:
O objectivo principal deste trabalho é o estudo da dispersão do material particulado exportado pelos principais rios do Norte de Portugal (Minho, Lima, Cávado, Ave e Douro), para a plataforma continental adjacente, em épocas diferenciadas Verão/lnverno. 0s trabalhos desta natureza, na plataforma portuguesa, são raros ou, mesmo, inexistentes, sendo os resultados aqui obtidos importantes para ajudar no conhecimento da dinâmica dos sedimentos finos em suspensão (siltes e argilas) e para o estabelecimento de um modelo global de dinâmica sedimentar. Este trabalho encontra-se dividido em oito partes distintas, que englobam a caracterização geral da plataforma em estudo, o regime hidrodinâmico durante os cruzeiros, os métodos utilizados, o estudo da repartição da matéria particulada no seio das águas da plataforma continental a norte de Espinho, tendo em atenção as variações de temperatura e salinidade da água e a composição das suspensões. Por fim, realiza-se uma síntese dos processos de transporte e deposição em meio marinho através da apresentação de um modelo conceptual.
Os estudos hidrológicos e dos sedimentos em suspensão permitiram definir nas águas da plataforma continental minhota, a superfície, dois tipos de águas; as "águas costeiras" e as "águas da plataforma". As primeiras, ligeiramente dessalinizadas e com maior turbidez,
encontram-se preferencialmente na adjacência das desembocaduras dos rios, as segundas, com salinidade normal e turbidez fraca predominam no resto da plataforma. As suspensões encontradas eram essencialmente silto-argilosas. No Verão, as suspensões são constituídas maioritariamente por partículas das dimensões dos siltes médios (15 a 30p m) e, no Inverno, por siltes finos e argilas (< 15pm). 0s dados de observação a lupa sugeriram uma explicação para as partículas terem dimensões superiores no Verão. Com efeito, no Verão, a maioria das partículas em suspensão eram de origem orgânica, com dimensões por vezes superiores a 30pm, influenciando então os valores encontrados. Nos sucessivos capitulas trata-se das características granulométricas, da análise das modas presentes nas suspensões e da analise das populações elementares gaussianas em que as curvas de distribuição das partículas em suspensão podem ser decompostas. Os resultados obtidos com a análise de populações são muito discutíveis, pelo facto das partículas em suspensão serem formadas por elementos de diversas naturezas o que influência de certo as populações encontradas. Seguidamente estudou-se a composição mineralógica e química das suspensões utilizando diversas técnicas como sejam a observação a lupa do material retido em filtros, a difractometria e a espectrometria de raios X e a análise do carbono orgânico particulado. Na última parte, efectuam-se as considerações finais sobre a dispersão das partículas na zona costeira e na plataforma, os locais preferenciais para a sua deposição, os processos de ressuspensão dos sedimentos finos da plataforma e finalmente sintetiza-se estes processos na forma de um modelo.