| dc.description.abstract |
Este relatório descreve a forma como decorreu a campanha Sediminho 1-93/SEDIMIN G, promovida pelo Instituto Hidrográfico com a cooperação do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industriais e do Museu Nacional de História Natural.
A designação de Sediminho 1-93/SEDIMIN G advém do facto desta campanha constituir a primeira realizada em 1993 para estudo dos sedimentos dos rios do Minho e a 7.ª efectuada para completar os trabalhos conducentes à publicação das diferentes folhas da carta dos sedimentos superficiais da plataforma.
Esta campanha integrou-se no âmbito de outros projectos nomeadamente do programa SEPLAT, em execução no IH, e teve em vista a aquisição de dados para produção da folha 1 da carta dos sedimentos superficiais da plataforma que abrange a área aproximadamente entre os paralelos de Espinho e de Caminha. Realizou-se, também, no âmbito do projecto PETDS - Pesquisa e Caracterização de Elementos Tracadores da Dinâmica Sedimentar, subsidiado pela JNICT (n. PMCT-MAR-706/90), cuja instituição proponente e o INETI e que tem como instituições participantes o IH e o MNHN.
No decurso da campanha ocuparam-se 113 estações (17 no Rio Douro, 17 no Rio Ave, 31 no Rio Cávado, 25 no Rio Lima e 23 no Rio Minho), em cada uma das quais, geralmente, se procedeu à colheita de sedimentos do fundo, à determinação de temperaturas e salinidade4s e a recolha de águas para estudo da matéria em suspensão.
Obtiveram-se, assim, 95 amostras de sedimentos para estudo geoquímico, 62 amostras para estudo da microfauna e 126 amostras para estudo da matéria em suspensão |
|